Os Estados Unidos no Século XIX
Introdução 3
Primeiros Presidentes 4
A Formação Territorial – Conquista do Oeste 5
A Guerra de Secessão 7
A situação dos estados 7
Motivos 8
A Guerra 8
Consequências 8
Conclusão 9
Bibliografia
Introdução
Antes da independência, os Estados Unidos eram basicamente divididos, entre colônias do Norte e do Sul com características distintas:
Norte: economia baseada no comércio, mão-de-obra livre e tinham alguma autonomia, tanto em termos econômicos, quanto políticos.
Sul: economia baseada na agricultura, mão-de-obra escrava, latifúndios, produção para exportação e monocultura.
Foi no Norte onde surgiram as primeiras idéias libertárias, influenciadas pela mentalidade iluminista e, também, pela Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra. A guerra contribuiu das seguintes formas:
Ao ter o tesouro exaurido após a guerra, a Inglaterra tentou compensar aumentando os impostos, principalmente os dos colonos norte-americanos, o que os desagradou.
Colonos lutaram durante a guerra, e por isso, ganharam alguma experiência militar.
Após a derrota francesa, os colonos não precisavam mais do apoio da Inglaterra.
Após a guerra, a Inglaterra adotou uma política imperial mais rígida, que descontentou ainda mais os colonos. A Coroa inglesa também concedeu o monopólio da comercialização do chá à Companhia das Índias Ocidentais, e daí veio o episódio d’A Festa do Chá em Boston. Os envolvidos neste episódio foram julgados na Inglaterra, o porto de Boston foi fechado e uma indenização foi exigida à companhia. Os colonos chamaram todo este conjunto de medidas da Inglaterra de “leis intoleráveis”. Em reação a essas medidas, os colonos se juntaram para o Primeiro Congresso da Filadélfia. Neste, eles pediram a suspensão das leis intoleráveis e firmaram uma Declaração dos Direitos dos Colonos. No Segundo Congresso da Filadélfia, Thomas Jefferson