estudante
Poeta essencialmente lírico, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música.
Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira destacou-se como poeta modernista, mas também como compositor e letrista popular.
Vinicius é um os maiores compositores brasileiros e um dos fundadores do movimento Bossa Nova.
Veio de uma família de intelectuais e em 1928 começou a compor músicas. É formado em Letras e Direito. Em 1933, publicou seu primeiro livro de poemas: O caminho para a distância. Foi crítico de cinema e diplomata (morou em Los Angeles, Paris e Montevidéu) e conheceu artistas do mundo todo.
CARACTERISTICAS DA OBRA : a temática veio atender mais ao drama humano e abordar o patético desconcerto da sociedade de consumo,desumanizada pelo capitalismo selvagem.Vinícius tanto na prosa ,quanto no lirismo,preocupava-se permanentemente com o seu tempo.
1° fase
O caminho para a distância (1933);
Forma e exegese (1935);
Ariana, mulher (1936);
Novos poemas (1938);
Cinco elegias (1943) livro de transição.
A poesia da 2ª fase modernista percorreu um caminho de amadurecimento. No aspecto formal, o verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, se caracteriza como uma poesia de questionamento: da existência humana, do sentimento de “estar-no-mundo”, inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa.
O início da obra de Vinicius de Moraes segue uma aliança com o Neo-Simbolismo, o qual traz uma renovação católica da década de 30, além de uma