Estados Unidos no século XIX
Avanço liberal Foi o período em que os liberais pressionaram politicamente o governo e conseguiram adotar algumas leis visando atender seus interesses. As principais ocorreram quando os setores mais revolucionários da oposição foram esmagados. A mais importante foi o Ato adicional, que reformou a constituição e descentralizou o poder, concedendo mais poder as províncias. Os principais partidos durante o Avanço liberal foram: O partido Exaltado, que buscava a liberalização máxima do governo; o Partido Moderado, que buscavam poucas mudanças na estrutura politica; e o Partido Restaurador, que desejava restaurar D. Pedro I ao trono.
Regresso conservador Nesse período os Conservadores se sentiram seguros o suficiente para interromper as concessões aos liberais e ate mesmo anular algumas já conquistadas. A maior parte das mudanças foram realizadas durante a regência de Araújo Lima, com destaque para a criação da Lei de Interpretação do Ato Adicional, que transferiu o controle para o governo central. Os principais partidos eram o Partido Regressista, que defendia um governo forte e centralizado; e o Partido Progressista, que defendiam os interesses dos Liberais.
Revoltas durante o Período Regencial: Cabanagem (1835 – 1840): Ocorreu no Grão-Pará, de caráter popular, ocasionada pela miséria da população e pela nomeação do representante da província pelo governo central. Ou seja, buscavam o direito de eleger os representantes. O governo imperial envia tropas para conter a revolta e os Cabanos são vencidos. Revolução farroupilha (1835 – 1845): Ocorreu no Rio Grande do Sul