Aracnídeos
Características Gerais
Os aracnídeos são seres pertencentes à classe Arachnida do filo dos Artrópodes. As espécies que representam essa classe são : as Aranhas, Escorpiões, Ácaros, Carrapatos e etc. Os artrópodes possuem um sistema nervoso bastante desenvolvido e muitos deles, como a aranha e o caranguejo, possuem exoesqueleto, ou seja, uma dura carcaça externa. Os aracnídeos são em sua maior parte, predadores, algumas espécies, inclusive, possuem glândulas de veneno com o qual abatem as suas presas. Sua reprodução se dá por meio de fecundação interna, geram ovos de onde saem diminutos seres que não passarão por metamorfose.
Exemplos de Aracnídeos
Aranhas
possuem cefalotórax e abdômen não segmentados e unidos por um estreito pedúnculo. Suas quelíceras são formadas por dois artículos: o artículo basal e o ferrão ou garra, percorrido por um conduto de veneno ligado à glândula correspondente. Os pedipalpos, com seis segmentos, distinguem os sexos: nos machos o último artículo do pedipalpo constitui o órgão copulador.
Existem mais de 22 mil espécies diferentes de aranhas.
Escorpiões O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão. Tem quatro pares de pulmões. Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa. Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois "dedos", com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.
Seu veneno é expelido por dois orifícios existentes perto da extremidade do ferrão: bastante ativo em alguns escorpiões, age sobre o sistema nervoso das vítimas, provocando muitas vezes a morte por paralisia dos centros respiratórios. Chega a matar seres humanos, principalmente crianças.
Ácaros
Pequeninos ou microscópicos, os ácaros têm o corpo compacto e ovóide; o cefalotórax fundido ao abdômen, sem segmentação; quelíceras e pedipalpos variados; longas e delicadas patas