Os Escravos N O Tinham Uma Alimenta O Farta
Azeite de dendê O azeite de dendê também foi um dos ingredientes mais importantes da culinária negra. O dendezeiro é uma palmeira de origem africana, e de sua polpa se extrai o azeite que dá a cor, o sabor e o aroma de tantas receitas como o caruru, o vatapá e o acarajé.
O acarajé É uma referência tão importante para nossa cultura, que é reconhecido e protegido pelo patrimônio histórico.
O candomblé tem uma relação muito especial com a comida. Os devotos servem para os santos comida que pertencem à tradição africana. Como as comunidades negras se espalharam pelo Brasil, a culinária que veio da África se espalhou por todo o país.
Hoje em dia, os pratos e os temperos da cozinha negra fazem parte da nossa alimentação. (o pirão) ingredientes tão importantes como o coco e o café.
Feijoada
Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras: pés e orelhas de porco, linguiça, carne-seca etc., eram misturados com feijão preto ou mulatinho e cozidos num grande caldeirão.
A comida indígena tem sua origem muito antes da chegada dos colonizadores e utilizava o que 1 VFa natureza oferecia.
Os ingredientes da alimentação básica era a macaxeira, milho, raízes, algumas folhas e frutos de palmeiras como: palmito, cocos, carnes de caças, peixes, castanhas e frutos silvestres.
A caça era uma das principais fontes de alimento para o indígena. Porco-do-mato, veado, macaco, javali.
Outra importante fonte de alimento eram os peixes. Entre os peixes mais consumidos estavam os pirarucus, carapebas, curimãs, tucunarés.
Seus temperos eram basicamente: sal; a pimenta; ervas e o limão. Abusavam da pimenta
Há uma grande quantidade de alimentos de origem indígena, assim como a forma de prepará-los e de consumi-los Tacacá, prato tradicional do Pará, tem dois de seus componentes representados pela mandioca: a goma de tapioca e o tucupi .Além desses