Reflexos Socioeconômicos do Setor Sucroalcooleiro
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos reflexos socioeconômicos da monocultura da cana-de-açúcar. Isso servirá para que posteriormente se possa fazer um estudo sobre os impactos que a monocultura da cana acarretará a região Nova Alta Paulista. O setor sucroalcooleiro é a fonte de renda de milhares de trabalhadores e o responsável pela produção de um combustível limpo e renovável. Também serão destacados os salários, emprego e condições de vida dos trabalhadores canavieiros. O aumento da concentração fundiária que foi um dos principais fatores para que ocorresse a expansão da cana-de-açúcar que, cada vez mais, desterritorializa os camponeses em favor do agronegócio. Assim esse artigo mostra a expansão do setor sucroalcooleiro e o crescimento da economia da região e os seus reflexos. O setor canavieiro no país e na região da Nova Alta Paulista é delineado as perspectivas como atividade econômica em expansão no mercado internacional e os desafios para os trabalhadores.
PALAVRAS-CHAVE: Setor sucroalcooleiro, reflexos socioeconômicos, Nova Alta Paulista.
1 Introdução
A cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização, em seu processo de industrialização temos como produtos o açúcar nas suas mais variadas formas e tipos, o álcool (anidro e hidratado), o vinhoto e o bagaço.
A região da Nova Alta Paulista investiu no cultivo, não temendo a mudança do tradicional passado em meio aos cafezais, para um novo cenário com usinas que trouxeram consigo mudanças econômicas e sociais.
O trabalho também cita o aumento da concentração fundiária que foi um dos principais fatores para que ocorresse a expansão da cana-de-açúcar que, cada vez mais, desterritorializa os camponeses em favor do agronegócio. Assim o desenvolvimento econômico da Nova Alta Paulista surgiu com todas as forças devidas