Caracterização Geoambiental e Perspectivas de Ordenamento
Resumo
Sabendo que o Município da Baía Farta possui elevado valor paisagístico, geológico e arqueológico e que tem sido palco de ocupação desde longa data, este trabalho visa uma análise dos locais passíveis de valorização patrimonial e dos riscos que podem estar associados à ocupação humana da área.
A tese focada na Caracterização Geoambiental e Perspectivas de Ordenamento da Faixa litoral do Município da Baía Farta (Angola) envolveu levantamentos de campo com o fim de se inventariar locais de interesse paisagístico, principais actividades tradicionais e arqueossítios. Procedeu-se também a uma análise do espaço físico, com destaque para as características geomorfológicas e geológicas. Por outro lado, como a população dedica-se principalmente à pesca e produção de sal, enaltece-se aqui o incentivo destas actividades tradicionais, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconómico do município e da província através duma valorização das suas especificidades.
Finalmente, procedeu-se à identificação e descrição de locais passíveis de ocorrência de riscos na região e sugerem-se medidas de prevenção e mitigação. O trabalho também apresenta uma componente de ordenamento do território, atendendo à necessidade de se pôr fim à construção sem os prévios estudos multidisciplinares para se evitar problemas ambientais futuros.
IV
Caracterização Geoambiental e Perspectivas de Ordenamento da Faixa Litoral do Município da Baía Farta (Angola)
Abstract
Knowing that the municipality of Baia Farta has a high heritage value in terms of landscape, geology and archaeology and has been the scene of long-standing occupation, this work aims at an analysis of the sites that deserve protection and the hazards that may be associated with its human occupation.
The thesis is focused on the Geoenvironmental Characterization and Perspectives