OS ELÉTRONS O MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA E AS ENERGIAS ELETRÔNICAS.
O MODELO DA MECÂNICA QUÂNTICA E AS ENERGIAS ELETRÔNICAS.
1. O insucesso da mecânica Clássica.
A mecânica clássica (mecânica Newtoniana) é a baseada nas leis do movimento, formuladas no século XVII pelo físico inglês Isaac Newton. Ela é falha na descrição do movimento de pequenas partículas, tais como os elétrons. Este insucesso contribuiu para o surgimento da mecânica quântica.
Quando se aplica a mecânica quântica a objetos grandes, suas relações matemáticas podem ser simplificadas e reduzidas às da mecânica clássica, entretanto para objetos pequenos como os elétrons, a simplificação é falha.
2. O princípio da incerteza de Heisenberg.
É impossível conhecer simultaneamente e com certeza a posição e o momento (massa vezes velocidade) de uma partícula, tal como o elétron. O ponto crucial é que para se conhecer simultaneamente e com certeza a posição e o momento de uma partícula, temos de interagir de qualquer maneira com esta partícula. Ex: pena de ave flutuando em um quarto escuro. Ao se tentar determinar a posição e o momento da pena causa-se uma alteração nas muitas quantidades que se deseja determinar. O ato de efetuar a medida introduziu uma incerteza nos resultados.A situação é semelhante para qualquer partícula tão minúscula como o elétron. Nenhum instrumento pode sentir o elétron sem influenciar o seu movimento.
O problema não é tão importante para objetos comparativamente maiores como rochas ou partículas de pó. Nestes casos, a incerteza de Heisenberg associada a cada medida é desprezível em relação à grandeza da própria medida. Para um elétron, qualquer retrato físico ou qualquer modelo mental da estrutura eletrônica do átomo não poderá precisa e simultaneamente (1) localizar o elétron e (2) descrever seu movimento.
3. Os níveis eletrônicos de energia.
Segundo a teoria de Bohr, a mecânica quântica descreve um conjunto de níveis de energias eletrônicas quantizadas, quantidades discretas e específicas de energia, que um elétron em um