Química Quântica
Química quântica é um campo especializado da química teórica, no qual aplicam-se ferramentas da mecânica quântica e teoria quântica de campos para abordar problemas em química. Visa descrever, explicar e prever o comportamento de sistemas físico-químicos microscópicos, com base no comportamento eletrônico de átomos, moléculas íons e redes cristalinas, como as relacionadas com sua reatividade. Este campo científico situa-se na fronteira entre a química e a física, e significativas contribuições tem sido feitas por cientistas de ambos os campos. Ela tem uma forte e ativa sobreposição com os campos da física atômica e física molecular, assim como com a físico-química.
Índice
1 Limitações
2 Fundamentos
3 História
4 Estrutura eletrônica
4.1 Modelo de onda
4.2 Ligação de valência
4.3 Orbital molecular
4.4 Teoria do funcional da densidade
5 Dinâmica química
5.1 Dinâmica química adiabática
5.2 Dinâmica química não-adiabática
6 Química quântica e teoria quântica de campos
7 Referências
8 Leitura adicional
8.1 Palestras do Prêmio Nobel por químicos quânticos
9 Ligações externas
10 Ver também
Limitações
A química quântica descreve matematicamente o comportamento fundamental da matéria na escala molecular.1 Ou seja, a princípio, permite descrever todos os sistemas químicos usando-se esta teoria. Na prática, somente os mais simples sistemas químicos podem realisticamente ser investigados em termos puramente mecânico quânticos, dada a imensa elaboração necessária do formalismo matemático para se analisar sistemas mais complexos, e aproximações devem ser feitas para propósitos mais prático (e.g., métodos Hartree-Fock, pós Hartree-Fock ou teoria do funcional da densidade, ver química computacional para mais detalhes).
Não obstante, com o excepcional progresso das técnicas computacionais, se pode tomar para estudo sistemas cada vez mais complicados, graças a uma fartura de métodos computacionais.No aspecto puramente computacional, um