Badminton e Ténis
Índice 3
Introdução 4
História e Evolução do Badminton 5
O Campo e o Equipamento 6
Fundamentos Táticos e Técnicos 8
Progressões Pedagógicas 11
História e Evolução do Ténis 13
O Campo e Equipamento 14
Pontuação 18
O Jogo 19
Fundamentos Táticos e Técnicos 20
Linguagem do Ténis 23
Progressões Pedagógicas 25
Conclusão 27
Bibliografia 28
Introdução
Badminton é um desporto semelhante ao ténis é praticado com uma raquete e um volante individualmente ou em duplas. Esse mesmo existe a mais de 2000 anos e é o segundo desporto mais praticado em toda a parte do mundo. Também se pode considerar o desporto mais rápido de raquetes, atinge velocidades, por vezes, próximas de 350km/h.
Com origens que datam dos séculos XI ou XII, o ténis nasce pelas mãos dos monges franceses que depressa contagiaram toda a nobreza europeia, contabilizando-se, apenas em França, mais de 1800 courts… isto em pleno século XIII. Apesar de manter, ainda hoje, algumas características de elite, a verdade é que, nos dias que correm, o ténis está ao alcance de todos.
O ténis pode ser jogado por singulares (duas pessoas) ou por pares (duas equipas de duas pessoas) e realiza-se num campo, ou court, retangular (cerca de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura para uma partida de singulares e um pouco mais largo para uma partida de pares). O campo está marcado por linhas brancas que indicam a linha de base e a linha de serviço, encontrando-se ainda dividido a meio por uma rede de malha suspensa. O piso pode ser de relva (verdadeira ou artificial), saibro (uma superfície que mistura argila e areia), cimento, asfalto, terra batida ou sintético. Com o recurso a raquetes e uma bola, o objetivo dos tenistas é fazer com que a bola atravesse para o lado oposto do campo sem tocar na rede.
O professor sugeriu este trabalho, uma vez que estamos a desenvolver estes dois desportos nas aulas de Desportos de Raquete.