Cofragens
CET de Condução de Obra
Fundo Social Europeu
Processos e Técnicas Especiais de Construção
Cofragens
Índice
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
. Ferramentas e Material
. Cofragem de vigas
. Cofragem de pilares
. Cofragem de paredes
. Cofragem de lajes
. Cofragem de escadas
. Vantagens das cofragens metálicas em relação às de madeira
. Características das cofragens metálicas
1
UNIÃO EUROPEIA
CET de Condução de Obra
Fundo Social Europeu
Processos e Técnicas Especiais de Construção
1. Ferramentas e material
Fig.1 Ferramentas
As ferramentas utilizadas pelo carpinteiro de cofragem no seu trabalho são muito diferentes e variadas, ainda que se possa dizer, em termos gerais, que são idênticas às que usa um carpinteiro vulgar. Vamos agora tentar descrever mais pormenorizadamente as ferramentas apresentadas na figura anterior.
Na figura n.º 4, está a serra de carpinteiro. Esta serra, como se pode ver através da figura, consta de uma folha de aço de dentes oblíquos que ao mover-se sobre a mesma posição, corta a madeira. Tem uma empunhadura em cada um dos extremos da folha, o que permite movê-la e dar-lhe a inclinação conveniente. Um par de braços separados por uma travessa de madeira constituem a respectiva estrutura. Para esticar o sistema utiliza-se uma corda torcida que se entrança com o auxílio de um travessão, fazendo-o passar de um lado para o outro da travessa que lhe serve de empanque. Outro utensílio é a plaina, que se encontra na figura 5 cuja finalidade como o seu nome indica, é desbastar a madeira. Compõem-se de um corpo, com uma caixa central rectangular, de um cabo e da lâmina ou jogo de lâminas.
Uma cunha aperta a lâmina fazendo pressão com um parafuso. O serrote, ferramenta que podemos ver na figura 6, compõem-se de uma folha grande, de forma mais ou menos trapezoidal, dentada, e que corta ou serra por impulsão. Com o serrote, cortam-se as tábuas, travessas e as peças pequenas,