Os educadores e a educação
PEDAGOGIA
ROSÂNGELA PEREIRA DE ANDRADE
Os Educadores e a Educação
Araranguá
2012
ROSÂNGELA PEREIRA DE ANDRADE
Os Educadores e a Educação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento.
Prof. Okçana Battini, Bernadete de L. Streisky Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos.
Araranguá
2012
INTRODUÇÃO
Por causa da apresentação de vários séculos de educação da sociedade, os professores do curso de Pedagogia da Unopar organizaram um portfólio individual para os alunos demonstrarem o que aprenderam nas aulas.
A educação é algo que vem sendo discutido desde os tempos mais remotos da sociedade. A palavra educação tem um significado muito amplo. Com o passar do tempo a palavra educação foi se adaptando conforme a necessidade da sociedade que vivia na época (JESUS, 2009, p. 1). Nas primeiras sociedades formadas por povos considerados selvagens, não existiam escolas nem métodos de educação que fossem reconhecidos pela ciência, mas a educação já existia entre os povos nômades, o objetivo dessa educação era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através das experiências de gerações passadas (JESUS, 2009, p. 1). Segundo Cambi (1999), “a educação era passada de um indivíduo para o outro, através da imitação, cerimônia de iniciação e animismo”. Nestas circunstâncias toda ação humana pode ser considerada uma forma de educar, pois, ao passar do tempo, o ser humano reorganiza o conhecimento com uso da prática da imitação, isso colaborou com a formação cultural da sociedade e da ciência (JESUS, 2009, p. 1). Algumas definições para o termo cultura (HOLANDA, 2000). O conjunto de caracteríscas humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação