Desafios do Educador na Era da Educação Em Massa
Em resumo aos relatos que se seguem, serão analisados os progressos que as tecnologias trouxeram ao cotidiano, e principalmente, a educação pedagógica no mundo todo.
O grande marco histórico da evolução das tecnologias foi na década de 70, embora elas já venham sendo desenvolvidas desde a década de 40, onde teve início a Terceira Revolução Industrial. Nesse período destacam-se: Satélites de telecomunicações, robôs industriais, computador pessoal, microprocessadores, fax, entre muitos outros meios tecnológicos.
Se tratando da educação pedagógica, as TIC s tiveram grande influência no aceleramento dos processos educacionais, sem a intensão, é claro, de substituir o educador em sala de aula, e sim proporcionar uma aliança entre os avanços tecnológicos e os desafios que a educação enfrenta com relação ao aprendizado de significativa qualidade. O fácil acesso às informações e ao conhecimento geral sobre vários contextos, traz ao meio educacional uma espécie de apoio, proporcionado por esta nova ferramenta de ensino, a qual se depara com as transformações pedagógicas em meio aos avanços da globalização.
As vantagens são inúmeras, dentre elas encontram-se a aprendizagem disponível a qualquer hora e lugar, otimiza-se o tempo em sala de aula, permite aos educandos o contato com novas linguagens, aproximando-os, assim, do mundo exterior sem nem ao menos saírem do lugar. Segundo a Unesp (Universidade Estadual Paulista) o uso da tecnologia melhora em 32% o aprendizado dos alunos em matemática e física.
Nesse contexto tão amplo, nota-se que a introdução das TIC’s no espaço escolar auxiliou em seu desenvolvimento, trazendo resultados importantes na aprendizagem de crianças, jovens e até mesmo adultos.
Assim, é possível afirmar que ter acesso ao conhecimento diversificado é se tornar, a partir das informações contidas, um ser pensante e capaz da auto aprendizagem, ou seja, defensor de suas próprias causas e opiniões.
2. A Prática