Tchouk-ball
O tchoukball foi criado na Suíça após Dr. Hermann Brandt perceber que vários atletas se lesionavam na prática de atividades físicas. Dr. Brandt decidiu, então, criar um esporte que não permitisse contato físico. O nome vem da união de "tchouk", o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e "ball", bola em inglês.
Na década de 1980, o esporte se desenvolveu principalmente em Taiwan (onde hoje é o terceiro esporte mais popular). O país também sediou o primeiro torneio mundial, em 1984.
Este esporte se caracteriza por combinar elementos do handebol e do voleibol.
Como é jogado o Tchouk-Ball?
Para jogar Tchouk-Ball é necessário de 02, QUADROS DE REMISSÃO, e 01 de bola handebol. O jogo desenrola seja sobre um terreno de 40x20, com duas equipes de 09 jogadores e de 6 jogadores um terreno de 30x15. A cada extremidade (central da linha de fundo), do terreno de jogo é cercado por uma área frontal ou zona proibida em forma de um meio círculo de 03 metros de raio. A equipe que possui a bola dispõe de 03 passes no máximo, antes de arremeçar a bola sobre um dos quadros de remissão.A outra equipe procura colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola após ser recocheteada pelo quadro de remissão, antes que a mesma entre em contato com o solo. Durante toda a partida, os jogadores de ambas às equipes não tenha o direito de se constrangerem ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.
Regras
1.O campo de jogo: o jogo é disputado numa partida em um campo de 26-29 m de comprimento por 15-17 m de largura com duas áreas próximas às linhas de fundo, com formato semi-circular de 3m de raio, nas quais é proibido pisar com a bola.
2.O quadro: os tamanhos do quadro e da rede e a inclinação destes em relação ao solo devem respeitar as medidas da FITB. A rede deve estar totalmente esticada.
3.A bola: deve ser redonda, com uma câmara de borracha e coberta com couro.
4. Os jogadores: cada equipe