Oyota
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
EDUCAÇÃO X SOCIEDADE: Uma perspectiva analítica dos desafios pedagógicos, enfrentados pelos Educadores de Jovens e Adultos frente á uma cliente-la tão diversificada.
BRUNO SOUSA MENDONÇA
Anteprojeto de Pesquisa apresentado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB como requisito para inscrição no Mestrado em Educação e Contemporaneidade
SALVADOR
2010
TEMA:
EDUCAÇÃO X SOCIEDADE: Uma perspectiva analítica dos desafios pedagógicos, enfrentados pelos Educadores de Jovens e Adultos frente á uma cliente-la tão diversificada.
PROBLEMA:
Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos frente a uma cliente-la social e culturalmente diversificada.
HIPOTESE:
A educação de Jovens e Adultos no Brasil como um todo, adota uma pedagogia baseada na empregada para escolarizar os índios e negros alforriados durante o período colonial, ou seja, tal metodologia é ineficaz quando se refere a homogeneização e integração da diversidade social e cultural presente numa sala de aula.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A educação assim como uma boa escolaridade, vista na atualidade como uma exigência da sociedade moderna que, por sua vez, exige novas formas de encarar o conhecimento. Sendo assim, não basta “ter conhecimento”, mas saber o que fazer com esse conhecimento. Este “saber fazer”, impregnado de autonomia, da capacidade de fazer múltiplas leituras sabendo relacioná-las, é um dos desafios da educação permanente. A Educação de Jovens a Adultos – EJA nos últimos dez anos tem vivenciado uma série de episódios nacionais e estaduais que trazem a consolidação da modalidade de ensino na educação formal e desencadeiam enumeras reflexões pedagógicas. Tudo aquilo que diz respeito à Educação de Adultos no Brasil acompanha a trajetória da história da educação como um todo, que por sua vez acompanha a história dos