A formação do educador de educação infantil
O Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado por esta instituição de ensino nos proporcionou ao longo dos estudos apropriarmos de conhecimentos teóricos em torno de todos os níveis de escolaridade. Os materiais disponíveis nas aulas virtuais e nos encontros de tutoria nos deram embasamento teórico para elaborarmos e aplicarmos ações no cotidiano escolar. Este trabalho versa sobre os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica, Estágios Supervisionados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar e Tópicos Especiais em Educação fazendo uma articulação entre a teoria e a prática. O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória de estudo em torno da área de maior afinidade da autora no decorrer do curso, sendo ele: A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil, fazendo um elo com os temas transversais estudados em cada período sucessivamente: O papel da Educação; A identidade do educador e os saberes docentes; Currículo, prática pedagógica e infância; A construção do conhecimento e a didática na Educação Infantil; Construção do conhecimento, didática e atuação docente; Orientação didática e regência no Ensino Fundamental; Ensino e profissionalização docente; Educação, trabalho pedagógico e gestão educacional. Assim, através do estudo entre o elo teórico e prático discorro sobre meus aprendizados, minhas experiências vividas, meus anseios, minhas dúvidas, e minhas conclusões e aspirações futuras para a carreira de pedagogo ao qual escolhi para minha atuação enquanto educadora.
2 REFLEXÕES TEÓRICAS
A organização curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia compreendia em (08) oito períodos no qual cada um possuía um tema transversal, neste tópico discorreremos sobre os mesmos.
O papel da Educação; A identidade do educador e os saberes docentes; Currículo, prática pedagógica e infância; A construção do conhecimento e a didática na Educação Infantil; Construção do conhecimento,