A filosofia na educação do educador
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Prof. Cláudio Félix dos Santos
FICHAMENTO
DISCENTE: Luiza Reis Lima
DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Educacional CURSO: Pedagogia
TEXTO: SAVIANI, Dermeval. A filosofia na educação do educador (p. 1 - 6)
Ideias centrais do texto.
No texto Dermeval Saviani coloca o questionamento da importância da filosofia na educação do educador. O autor defende que é preciso entender o que é o problema (pois este é o ponto de partida da filosofia), para perceber a importância da filosofia e da filosofia da educação.
Saviani aborda as concepções, sinônimos e conceitos do que as pessoas consideram erroneamente que é o problema. Assim, critica as opniões que problema acreditam que ele é uma questão ou aquilo que não se sabe.
2. Principais definições de conceitos e/ou categorias discutidas pelo autor (a).
O que é a filosofia: “Isto significa, então, que a filosofia não se caracteriza por um conteúdo específico, mas ela é, fundamentalmente, uma atitude; uma atitude que o homem toma perante a realidade.” (p. 06)
O que é problema: “O ponto de partida da filosofia é, pois, esse algo a que damos o nome de problema.” (p. 01)
“A essência do problema é a necessidade.” (p. 05)
“Assim, uma questão, em si, não caracteriza o problema, nem mesmo aquela cuja resposta é desconhecida; mas uma questão cuja resposta se desconhece e se necessita conhecer; eis aí um problema.” (p. 05)
“Deve-se notar, contudo, que o problema, assim como qualquer outro aspecto da existência humana, apresenta um lado subjetivo e um lado objetivo, intimamente conexionados numa unidade dialética.” (p. 05)
“[...] problema é aquela necessidade que cada indivíduo sente [...]” (p. 06)
“Eis, pois, o objeto da filosofia, aquilo de que trata a filosofia, aquilo que leva o homem a filosofar: são os problemas que o homem enfrenta no transcurso de sua existência.”(p. 01)
“Diríamos,