Educação em questão: professor ou educador?
CAMPUS DE SINOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
KIRLEY FERNANDA MAINCHEIN MISSEL
EDUCAÇÃO EM QUESTÃO: PROFESSOR OU EDUCADOR?
SINOP
2010
KIRLEY FERNANDA MAINCHEIN MISSEL
EDUCAÇÃO EM QUESTÃO: PROFESSOR OU EDUCADOR?
Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisa à Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop, Curso de Ciências Contábeis para verificação de aprendizagem.
SINOP
2010
A educação em questão
Ao longo dos anos sempre ouvi o conceito de que o bom professor é aquele capaz de formar bons profissionais, todavia, ao analisarmos o cenário contemporâneo da educação brasileira podemos ressaltar uma mudança significativa nos conceitos educacionais, conceitos estes que nos levam a analisar o real papel do educador nas escolas.
Segundo Claudio de Moura Castro:
Se a educação é o caminho fundamental para a transformação da sociedade, não é mais possível reproduzir o paradigma tradicional de ensino. O conhecimento que utilizamos durante as nossas vidas só pode ser aproveitado pela sociedade quando vem acompanhado pelos valores éticos e morais (2009).
Hoje em dia não basta apenas às instituições possuírem excelentes professores, para que os mesmos formem excelentes profissionais, se faz necessária a formação de excelentes educadores capazes de propiciar as nossas crianças, adolescentes e jovens algo a mais, se faz necessário educadores capazes de formar cidadãos conscientes de suas obrigações e responsabilidades, perante o seu ambiente tanto interno quanto externo, ou seja, seu papel fundamental na sociedade. A educação passa por uma transição onde não basta apenas ensinar, devemos adotar uma postura proativa indo alem do saber cientifico, propiciando aos educadores acesso a todas as maneiras possíveis aos distintos conhecimentos e saberes, proporcionando aos educandos a possibilidades ao