Os Dois Fatores De Herzberg
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
Frederick Herzberg
TEORIA DOS FATORES DE
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
Entrevistas com mais de 200 engenheiros e contadores de indústrias em Pittsburgh.
Investigar as conseqüências de acontecimentos na vida profissional para determinar o que os faziam sentir excepcionalmente felizes e, inversamente, excepcionalmente infelizes com seus serviços.
Concluiu que o homem tem duas categorias de necessidades, fundamentalmente independentes entre si, e que de diferentes formas influem no comportamento. TEORIA DOS FATORES DE
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
Os fatores que influíam na produção de satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatores que levavam à insatisfação profissional. Sendo assim o oposto de satisfação profissional não seria a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação profissional; e da mesma maneira o oposto de insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação profissional e não a satisfação.
TEORIA DOS FATORES DE
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
TEORIA DOS FATORES DE
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
As categorias de necessidades são, portanto os fatores de higiene e os fatores de motivação
Fatores de higiene: referem-se às condições que rodeiam o empregado enquanto trabalha, englobado as condições físicas e ambientais de trabalho. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para obter motivação dos empregados.
Escolheu a expressão “higiene” para refletir seu caráter preventivo e profilático. De acordo com as pesquisas de
Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam insatisfação. E quando precários eles provocam a insatisfação dos empregados.
TEORIA DOS FATORES DE
MOTIVAÇÃO E HIGIENE
Fatores de motivação: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produz em efeito duradouro a satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. Para Herzberg, o termo motivação envolve sentimento de realização, de