A origem dos sistemas de CRM
Com a melhora da capacidade de processamento e armazenamento dos equipamentos, somada a necessidades criadas pela concorrência cada vez maior no mercado, os sistemas foram sendo aperfeiçoados, tornando-se efetivamente sistemas com suporte a aplicações de CRM e gestão de clientes e do relacionamento destes com a empresa.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_CRM#Origem_dos_sistemas_de_CRM
A origem do CRM vem datada de 1980 com os primeiros conceitos de Database Marketing, ou seja, a criação de grupos segmentados de clientes para que fosse possível para as empresas falarem individualmente com cada um deles, independente de seu grau de importância e poder aquisitivo. Foi graças a criação desses bancos de dados que passou-se a armazenar informações de compra, dentre elas: quem compra, o que compra e com que regularidade. Por meio dessa análise, começamos a estudar cada consumidor individualmente, buscando estar sempre um passo a frente de seus desejos, necessidades ou problemas. É fato conhecido que o consumidor é movido por desejo e ele pode ou não ser influenciado diretamente pela necessidade da aquisição de um novo produto ou serviço para suprir algum problema (seja ele real ou apenas uma necessidade de aceitação social).
Fonte: http://www.acomsistemas.com.br/blog/crm-como-um-bom-relacionamento-com-clientes-pode-alavancar-o-crescimento-de-sua-empresa
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/crm-o-que-e-crm-e-como-funciona/34063/