os diversos rostos da infancia
TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
“DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA”
E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO.
BAURU / 2011
1 – RESUMO
O foco deste trabalho é apresentar abordagens sobre a infância e as suas conseqüências até a vida adulta. Pretendemos mostrar que toda criança tem que ser respeitada nas etapas de sua vida, vivendo em um ambiente saudável para que todo conhecimento adquirido seja motivo de sorriso.
Palavras-chave: Infancia. Criança
2 – INTRODUÇÃO Desde o nascimento, até idade adulta, a criança passa por vários estágios onde se aprende a maioria das coisas do mundo. Um dos grandes colaboradores, se não o maior colaborador deste aprendizado são os pais, que são o seu principal modelo. A partir do conhecimento adquirido é que a criança molda o seu mundo, mundo este cada vez mais perigoso visto que a internet e a televisão mostra a realidade nua e crua do mundo, agregando valores aos que elas já possuem, valores estes cada dia mais perigosos. A contagem do tempo para a criança tem a ver com a vivencia do seu espaço físico, social e cultural, quanto mais ele tiver uma harmonia melhor será o seu processo de transformação.
3 – DIVERSOS ROSTO DA INFÂNCIA
3.1 – O conceito da Infância A definição da palavra infância vem do latim infantia e tem como significado a incapacidade de falar. A palavra infância carrega consigo o estigma de incapacidade A trajetória da infância nos traz referencias históricas sobre o inicio deste milênio. Muitas transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas no séc. XX provocaram inúmeras mudanças com impactos profundos na sociedade, transformando o que era valor absoluto dentro de uma família e iniciando um questionamento profundo sobre o conservador e o inovador. Muitas vezes as incertezas geram temor para o futuro e com portas cada vez mais abertas para as possibilidades. Segundo Marshall Berman, em