tecnologo
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DOROTEIA MARIA DE AMORIM
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Várzea Grande MT
2012
DOROTEIA MARIA DE AMORIM
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Hospitalar da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo licitatórios, Gestão de contratos e terceirização, Direito e legislação da saúde, Gestão de recursos materiais.
Orientador: Prof. Miguel Belinati Piccirillo Temis Chenso S. R. Pedroso Janaina Vargas Testa Thiago Nunes Bazoli
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Conforme a Constituição Federal de 1988 afirma que a saúde é um direito social e que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o meio de concretização desse direito. A Lei Orgânica da Saúde, por sua vez, afirma que a vigilância sanitária é uma das competências do SUS. Isso significa que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), definido pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é um instrumento privilegiado de que o SUS dispõe para realizar seu objetivo de prevenção e promoção da saúde.
A experiência brasileira com o modelo de atenção voltada para a Saúde tem proporcionado mudanças positivas na relação entre os profissionais de saúde e a população, na estruturação dos serviços e no padrão de assistência à saúde oferecida à população pelo sistema público de saúde. E a garantia do sucesso de qualquer intervenção cirúrgica pode ser atribuída à maneira pela qual são atendidas as demandas físicas, emocionais, sociais e espirituais do paciente. Buscar formas efetivas para humanizar a prática em saúde implica em aproximações críticas que permitem compreender a temática, além de seus componentes técnicos,