OS DIREITOS E A APRENDIZAGEM
Hoje a educação tem á cada vez, mas espaço, e tem se propagado de forma grandiosa, com isso se abrange também os grupos que vão à busca de se INCLUIR, de alguma forma nesta sociedade que se encontra em pleno processo transitoriedade. Mais como realizar esta inclusão, se há déficits de atenção, preparação, investimento, e qualificação das partes designadas para suprir todas as necessidades das redes de ensino, cumprindo assim com os seus deveres e garantindo os direitos e aprendizagens dos alunos.
Hoje a Educação Especial é uma realidade no ensino que atua em toda a Educação Básica, sem se por a frente ou mesmo substituindo a escolarização. Sendo assim todos os alunos que recebam Educação Especial, devem estar devidamente matriculados e freqüentando o ensino comum.
OS ALUNOS EM SEU PROCESSO DE INCLUSÃO.
Atualmente a dois programas que sustentam e fornecem assistência, para que haja a inclusão de qualidade destes alunos que dela necessitam, o (AEE)- Atendimentos Educacionais Especializados e o (PPP)- Projeto Político Pedagógico. O primeiro passo para que haja esta modalidade inclusiva na sua escola, é verificar se á instituição esta regular de acordo com as normas federais.
Os alunos que se classificam na Educação Especial são os que possuem:
Deficiência
Transtornos globais de desenvolvimentos;
Altas habilidades/superdotação.
O atendimento Especializado deverá contar com professores que possuam conhecimentos específicos, devem ter uma formação inicial com habilitação para docência e uma formação especifica para a Educação Especial. Para realizar o planejamento da didática do professor do AEE, relacionado ao professo do ensino regular comum, tem que haver á elaboração do planejamento educacional especializado.
Hoje o Governo Federal disponibiliza para as redes de ensino público do ensino regular comum, o Kit de implantação para o funcionamento da Educação Inclusiva, esta implantação deve ser feita nas salas