Comportamento humano nas orgaizações
Caro aluno!
Esta é a nossa primeira questão discursiva. Saliento que ela é uma das etapas da nota da G1 e vale 3 (três) pontos. Os critérios da avaliação se fundamentarão no domínio de conteúdo, na clareza, na objetividade, no poder de síntese, na defesa e argumentação das ideias, na organização e no cumprimento do prazo estabelecido.
Não serão aceitos em hipótese alguma respostas enviados por e-mail e cópias de textos da internet.
Procure sempre fundamentar a sua resposta apresentando as fontes da consulta de acordo com as normas da ABNT.
ATIVIDADE:
Especifique a relação dos comportamentos aparente e subjacente com o iceberg organizacional, depois complemente a sua resposta apresentando um exemplo destes comportamentos que você observa na empresa na qual trabalha.
Responda o questionado, num texto de 10 a 20 linhas, com base no capítulo 2 do livro texto da disciplina.
Resposta!!!!!
Com base no livro da disciplina, a relação do comportamento aparente com o iceberg seria a parte visível, aquela que fica a cima da linha do mar e que é o considerado aceito, exemplos deste comportamento são as ações, os conhecimentos explícitos e até mesmo as habilidades. Já o subjacente seria o imerso, abaixo da linha do mar, que não é visto e considerado o escuro ou a sombra da organização, exemplos deste comportamento são os valores, as crenças e até mesmo as emoções. Observando o comportamento subjacente na empresa, já que é a maior parte da organização, percebo diversos mecanismos, mas o que me chama logo a atenção é o mecanismo de projeção, onde pessoas enfatizam demais os defeitos ou mal feitos nos seus colegas, que é para amenizar ou até mesmo para não deixar visível que os defeitos estão em si próprio e não no outro.