Os desafios do PMO para provar seu valor
Antes de qualquer coisa, vamos quebrar de vez o paradigma de encarar o PMO como área de suporte. O PMO é um prestador de serviços interno à organização e, como tal, tem sua sobrevivência dependente da satisfação dos seus clientes e da percepção de valor que eles têm dos serviços prestados pelo PMO.
Entretanto, além disso, é preciso entender que os serviços prestados pelo PMO dentro das organizações estão relacionados com a agregação de valor de duas formas: o valor efetivo e o valor percebido. Uma coisa é o valor efetivo daquilo que o PMO está fazendo para a organização, outra é o valor percebido. Existem muitas ações que o PMO faz que não necessariamente geram tanto valor efetivo, mas que geram uma percepção de valor muito grande, mesmo que tenhamos a certeza de que, como PMO, não estamos contribuindo tanto como gostaríamos. Mas o cliente fica feliz! Pensem naquela apresentação em PowerPoint “maravilhosa”, que dá um trabalhão para fazer, você sabe que não passa as informações necessárias, mas o Diretor adora e está feliz! E agora?
Então, todos os serviços que o PMO se propõe a fazer têm que gerar valor, mas esse valor estará dividido sempre entre as dimensões de valor efetivo e percebido. É importante trabalhar em ambos, pois, cá entre nós, por mais que possa doer dizer isso, esse valor percebido é o que pode garantir a sobrevivência do PMO, pois muitas