Fichamento fundamentos
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Gisele Machado de Souza
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,
Prof. ANTONIO LUIS DRAQUE PENSO
Goiânia
31/08/2014
Estudo de Caso:
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Projeto Oxigênio do Google
REFERÊNCIA: GARVIN, DAVID A.; WAGONFELD, ALISON BERKLEY; KIND, LIZ. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são Importantes?. [s.l.] Harvard Business School.
O artigo apresenta o projeto Oxigênio executado na empresa Google, que partiu de uma pesquisa com o intuito de responder a pergunta: “Gerentes são importantes? ”, para depois criar um programa com a finalidade de auxiliar os funcionários da Google a se tornarem gerentes melhores. Antes de explicar o projeto, o artigo contextualiza a empresa, detalhando algumas características organizacionais e culturais de sua fase inicial: estrutura plana, com uma presença mínima de gerentes; cultura dominada por engenheiros, que normalmente preferem passar seu tempo programando ou resolvendo problemas e que tendem a pensar que os gerentes são, no máximo, um mal necessário. Diante de tais características e pela necessidade de se determinar se os gerentes afetavam o desempenho de suas equipes, criou-se o Projeto Oxigênio. Cumpre destacar uma interessante passagem do artigo sobre a escolha do nome Oxigênio:
“Enquanto encerrávamos a fase de pesquisa do “projeto gerente”, Michelle pensou que deveríamos dar um nome mais interessante. Ela sugeriu o elemento oxigênio porque ter um bom gerente é essencial, como respirar. E se fizéssemos melhores gerentes, seria como respirar ar fresco.” A etapa inicial do projeto foi a realização de uma pesquisa para avaliar o impacto de um bom gerente na satisfação do trabalho, retenção e desempenho dos funcionários. A pesquisa obteve resultados importantes, comprovando a importância da figura de um bom gerente, conforme passagem