Fichamento Fundamentos de Economia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINITRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FICHAMENTO: INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Aluno: Lucas Sonehara Marques
Disciplina: Metodologia Científica.
Professor: Maria Gracilene Marques Pereira
NATAL/RN
2014
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva,2003.
1. Conceito.
A Microeconomia, também conhecida como Teoria dos Preços, decide qual o preço e a quantidade de um bem ou serviço em mercados específicos baseando-se na interação entre empresa e consumidor.
A Macroeconomia, enfoca variáveis globais e a economia como um todo, enquanto a Microeconomia se preocupa com a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. (p.30)
2. Pressupostos básicos da análise microeconômica.
2.1. A hipótese coeteris paribus:
A hipótese em que ‘’tudo o mais permanece constante’’. O foco desse estudo é analisar o papel que a oferta e a demanda exercem em um mercado supondo que outras variáveis interfiram muito pouco ou não interfiram de maneira absoluta. (p.31)
2.2. Papel dos preços relativos:
Na análise microeconômica, os preços relativos são mais relevantes que os preços absolutos, pois são os preços de um bem em relação aos demais, e não os preços isolados de cada um. (p.31)
2.3. Objetivos da empresa:
A grande questão na Microeconomia, que originou diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adotada quanto aos objetivos da empresa produtora de bens e serviços.
A análise tradicional supõe o princípio da Racionalidade, que busca a maximização do lucro total. Enfatizando conceitos como receita, custo e produtividade marginal.
Correntes alternativas consideram que fatores como aumento da participação nas vendas do mercado ou a maximização da margem sobre os custos de produção seriam mais