ginastica suéca
O objetivo deste seminário é tomar conhecimento a respeito do surgimento e o efeito que a Ginástica Sueca produziu no meio da Educação Física brasileira e também mundial. Criada por um estudioso no século XIX Peter Herink Ling mais conhecido como Per Henrink Ling, uma ginástica muito abrangente e curiosa, não só pelos métodos e sim pelos seus objetivos que iam além de disciplinar o indivíduo.
Escola de Ginástica Suéca
Criada em 1808 pelo P. H. Ling (1776 – 1839), o sistema sueco de ginastica desenvolve gradualmente o corpo em um ritmo harmônico de intensidade e dificuldade crescentes, incluindo exercícios simétricos moderados e de fácil compreensão, levando em conta a capacidade do praticante. Todo esse trabalho era estruturado em bases biológicas das formas e efeitos dos exercícios, atingindo as necessidades e as leis do organismo humano.
Em 1813 foi inaugurado o Real Instituto Central de Ginástica de Estocolmo, onde os exercícios eram posto em prática com concentração exigida pela modalidade. E que foi representado também pelo seu filho Hjalmar Ling (1820-1866), que deu enfase a ginástica para crianças.
A ginastica sueca é composta por três estágios:
- Aquecimento ou Parte Inicial
- Parte Fundamental ou Principal
- Relaxamento ou Parte Final Esta divisão é atualmente utilizada nos ambientes onde se pratica ginastica sueca, incluindo o ambiente escolar. O plano de aula adotado deve justificar o objetivo a ser alcançado.
Método Sueco
-Exercícios de Ordem: Despertar a atenção e disciplinar o individuo para os próximos movimentos.
-Movimentos Ginásticos e desenvolvimento da harmonia do corpo
a) Movimentos preparatórios: Ensina a postura adequada para pratica dos movimentos simples de tronco e membros.
b) Movimentos fundamentais: Exercícios de extensão da coluna vertebral, músculos dorsais, movimentos de pernas,