sociologia
Curso de Graduação em Direito
Marcus Henrique Pinto
MANUAL DE SOCIOLOGIA JURÍDICA
Introdução a uma leitura externa do Direito
Belo Horizonte
2014
Marcus Henrique Pinto
MANUAL DE SOCIOLOGIA JURÍDICA
Introdução a uma leitura externa do Direito
Trabalho apresentado a Disciplina Sociologia Geral e Jurídica, professor Alexandre Magno do curso de graduação em direito, do centro universitário Izabela Hendrix.
Belo Horizonte
2014
Introdução
Este trabalho é um resumo da pagina 113 a 125 do livro manual de sociologia jurídica / introdução a uma leitura externa do direito, autora Ana Lucia Sabadell – São Paulo; editora revista dos tribunais ano 2000. Iremos abordar sobre poder, Estado e controle social.
Resumo
Controle social
De acordo com o texto controle social tem como finalidade regular e padronizar os comportamentos e atitudes dos cidadãos dentro de uma sociedade, para que não aja comportamentos desviantes, agindo como mecanismo de orientação, padronização e fiscalização das ações individuais ou de grupos. Podendo atuar diretamente ou indiretamente sobre eles. Um dos principais fiscalizadores de conduta da sociedade é o Estado que usa a forma de controle formal instituída pelas normas jurídicas para o controle da sociedade. A própria sociedade impõe um controle informal sobre ela através de pequenos grupos sociais como grupos religiosos, familiares, amigos que reprovam determinados comportamentos e fazem recomendações. O controle social pode atuar de forma negativa através de pequenas sanções como uma advertência até chegar ao nível de uma coação intimidando o pensamento desviante. Em sua forma positiva através do incentivo ao comportamento padrão, assim condicionando o próprio individuo a interioriza as regras e os mecanismos de controle sociais.
Finalidade do controle social
Sua finalidade