Fichamento do capitulo 5 - Fundamentos da Economia
1. Teoria do valor-trabalho e teoria do valor-utilidade
A teoria do valor-trabalho pondera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem. Os custos de produção são representados basicamente pelo fator mão-de-obra, em que a terra é praticamente gratuita (abundante), e o capital pouco significativo. Considera também, que o valor do bem surge da relação social entre homens, dependendo do tempo produtivo (em horas) que eles incorporam na produção de mercadorias.
A teoria do valor-utilidade veio complementar a teoria do valor-trabalho , já que não era mais possível predizer o comportamento dos preços dos bens de forma objetiva (dependendo dos custos de produção). Ela considera o lado da demanda, ou seja, os padrões de gostos, hábitos, renda e outros
2. Utilidade total e utilidade marginal
Utilidade Marginal se define como sendo o valor, para o consumidor, representado por uma unidade adicional de alguma mercadoria.
Utilidade Total é a soma das utilidades marginais, cresce à medida que consumimos unidades adicionais, mas esse crescimento é cada vez mais atenuado.
3. Demanda
Conceito: A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar e não consumir um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
Matematicamente, a relação entre quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço pode ser expressa pela chamada função demanda: Qd= f(p).
A expressão Qd=f(p) significa a quantidade demandada (Qd ) é uma função (f) do preço (p).
A função é uma curva negativamente inclinada devido ao efeito de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda, que provocam a queda da