fichamento fundamentos
PALAVRAS-CHAVES: (Natal, Intentona Comunista, Aluizio Alves, ALB, curso superior, etc)IDEIAS CENTRAIS DO TEXTO:
O surgimento do Serviço Social em natal foi uma necessidade da burguesia, devido à seca, ao poder comunista e a eclosão da Segunda Guerra.
Primeiramente, a autora ressalta a criação da ALN (Aliança Nacional Libertadora), no qual logo sofreu repressão. Como resposta, os comunistas anteciparam o golpe em Natal – sendo o primeiro do país-, que mesmo com pouca duração no poder, ainda conseguiram retirar o dinheiro do Banco do Brasil e distribuir a população mais pobre.
Devido ao impacto gerado pela Intentona Comunista na cidade do Natal, a população ficava receosa e com medo, porém muito mais ficava a hierarquia católica. E é dai, que surge a necessidade de amparar a população precária que chegava na cidade. Esse processo migratório não foi pequeno por inúmeros motivos: Melhores condições de trabalho, estudo para os filhos, e também pelo fato da posição geográfica em relação à Europa.
Porém, da mesma forma que foi preciso construir com urgência infra-estrutura para o recebimento de máquinas, aviões e homens, foi também o pós-Guerra. Com o desaparecimento do americano e do dólar, a cidade ficou mais esvaziada, e com diversos problemas sociais, então, a criação de muitas organizações (Juventude Feminina Católica Brasileira de Natal –JFCBN-, Liga Feminina da Ação Católica para Senhoras –LFAC-, Homens da Ação Católica-HAC-, etc)foi uma das saídas encontradas. Outra solução foi o centro de estudos sociais para melhor entendimento dessas questões.
Foi nesse momento da história da cidade do Natal, que foi necessário o profissionalismo de pessoas para atuarem nessa realidade. Portanto, o SSo se inciou pela mesclagem entre a influência norte-americano com a europeia.
O primeiro curso obteve duração de 45