UEMS - Liberdade e Igualdade: Aristoteles, Rousseau, Bobbio.
GRADUAÇÃO EM DIREITO
UNIDADEUNIVERSITÁRIA DE PARANAÍBA
Liberdade e Igualdade
Paranaíba/MS
2014
Liberdade e Igualdade
Trabalho referente ao conteúdo de Ciência Política na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba como exigência parcial para obtenção de aprovação na disciplina.
Professor: Isael José Santana
Paranaíba/MS
2014
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo expor os temas liberdade e igualdade de acordo com a ótica da Ciência Política. Ambos os conceitos são considerados de extrema relevância a compreensão das pessoas, já que estão presentes em suas vidas. É impossível que um ser humano no decorrer de sua existência nunca tenha parado para se questionar se possui liberdade, se possui igualdade, se possui os dois ou se não os possui. Dessa forma, torna-se necessário que se entenda diferentes definições, posicionamentos, opiniões de autores e filósofos distintos para que se obtenham reflexões dessas questões. Esse trabalho se inicia com as definições dos direitos de liberdade e igualdade e suas relações com o contexto atual. Em seguida, um pequeno trajeto histórico acerca das conquistas desses direitos, partindo da Revolução Francesa e seus reflexos no mundo jurídico brasileiro. Dando continuidade, aborda-se sobre as diferentes concepções dos direitos de liberdade e igualdade para os autores Aristóteles, Rousseau, Bobbio e a relação entre o capitalismo e igualdade, segundo a teoria de Marx.
A Liberdade:
A liberdade é um tema fundamental da realidade humana e se define de maneira subjetiva como a faculdade natural que possuem os seres humanos de poder agir de acordo com o seu livre arbítrio, segundo a sua própria vontade. É a sensação de ausência de submissão, servidão e determinação e a presença de autonomia e não dependência de ninguém. A liberdade pode ser considerada uma das condições mais intrínsecas do ser humano, no sentido de ser