Credito imobiliario
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 14
4 REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O crédito imobiliário é uma peça fundamental no desenvolvimento econômico de um país. No Brasil a procura por um imóvel próprio vem aumentando a cada dia, seja a aquisição do primeiro imóvel, para sair do aluguel ou investimento. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o crédito imobiliário bateu novo recorde em abril e alcançou 52% a mais em empréstimos que em março de 2014. Este é o segundo período consecutivo de crescimento, alcançando o melhor resultado em 20 anos.
Enquanto a procura por outros serviços vem caindo devido o aumento da taxa Selic (atualmente em 11%) e consequentemente a taxa de juros, o crédito imobiliario mantem o folego. Um dos motivos é que o aumento do juros no financiamento imobiliario é bem menos significativo em relação ao outros serviços, uma vez que a taxa, desta modalidade de crédito, na maioria das vezes, não atinge 1% ao mês.
Porém, antes de obter o crédito imobiliário com o banco, é importante saber qual será o custo total do financiamento, considerando os juros, as taxas administrativas e o percentual relativo aos seguros, também quais são os índices de reajustes do financiamento e quais possuem históricos mais baixos.
Outro fator importante é na hora da escolha do imóvel, tomar cuidado em não sair da 'linha financeira segura', pois um comprometimento de renda além da capacidade de pagamento poderá prejudicar outros pagamentos e investimentos, lembrando que no crédito imobiliario, assim como qualquer outro crédito, o valor da parcela não pode ultrapassar a 30% do valor da renda.
Conhecer as ofertas de imóveis disponíveis no mercado enquanto o cliente realiza as pesquisas junto aos bancos é também necessário, pois assim, ele já se