seminario de inclusão surdo
O NOSSO SEMINÁRIO FALARÁ SOBRE A INCLUSÃO, BASEADA NA LEITURA DO EIXO 2 E PESQUISAS ADICIONAIS. MAS O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO? SEGUNDO O DICIONÁRIO, INCLUSIVO SIGNIFICA:
1- QUE INCLUI, 2- QUE ABRANGE OU COMPREENDE.
PENSANDO SOBRE O TEMA PROPOSTO, PRESTANDO ATENÇÃO NA OUTRAS APRESENTAÇÕES, OBSERVAMOS AS COLEGAS FALAREM SOBRE OS CADEIRANTES, OBESOS, HOMOSEXUAIS, ETC; E TOMAMOS A DECISÃO DE FALAR UM POUCO SOBRE A INCLUSÃO DE DEFIENTES AUDITIVOS NO SISTEMA EDUCACIONAL.
ALGUNS ERROS SÃO REPETIDOS CONSTANTEMENTE SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA, TAIS COMO: SURDO-MUDO: O SURDO NÃO É MUDO, ELE APENAS NÃO OUVE, POR ISSO NÃO FALA; A DEFINIÇÃO CORRETA É SURDO. SEGUNDO ERRO COMUM É EM RELAÇÃO A COMUNICAÇÃO: NÃO SE DIZ LIMGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS, E SIM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, MAS PQ A DIFERENÇA? EM 24 DE ABRIL DE 2002, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO SANCIONA A LEI NUMERO 10.436, QUE RECONHECE A LIBRAS COMO LÍNGUA, E NÃO COMO LINGUAGEM.
COMO FAZEMOS A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA SURDA EM SALA DE AULA? NÓS, ENQUANTO FUTUROS EDUCADORES DEVEMOS SEMPRE TER EM MENTE ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE SURDOS E OUVINTES:
1- A NECESSIDADE DE UM INTÉRPRETE; PQ? DEVEMOS TIRAR DA NOSSA CABEÇA A FRASE: AH, MAS ELE ME ENTENDE—NÃO ELE NÃO TE ENTENDE, ELE VE A SUA BOCA MEXER, MAS ELE NÃO CONSEGUE ENTENDER, PODE ATÉ CONSEGUIR UMA PALAVRA OU OUTRA, MAS NUNCA TUDO O QUE É DITO. O INTÉRPRETE É O CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A CRIANÇA SURDA E O PROFESSOR OUVINTE.
2- O SURDO É VISUAL, ASSIM SENDO UMA AULA TODA FALADA OU INTERPRETADA, TORNA-SE MUITO CHATA, E A CRIANÇA SE DISTRAI PARA QUALQUER OUTRA COISA, ENTÃO É IMPRESCINDÍVEL O USO DE RECURSOS VISUAIS O TEMPO TODO, PARA QUE O ALUNO POSSA CONTEXTUALIZAR E VISUALIZAR A MATÉRIA DADA.
EM UMA AULA DE MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, SE VC DISSER QUE 3X2=6, FICA UM POUCO DIFÍCIL PARA O ALUNO ENTENDER, MAS SE VC PEGA 3 COPOS DESCARTÁVEIS E COLOCA 2 PEDACINHOS DE GIZ EM CADA COPO, FICA FÁCIL DO ALUNO VER