A inclusão do surdo por meio da tecnologia
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES
ANDRÉA DIAS RODRIGUES
(6º Período – Pedagogia – Noite)
A INCLUSÃO DO SURDO POR MEIO DA TECNOLOGIA
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Profª Maria José
Outubro
2012
A inclusão do surdo por meio da tecnologia
Nos dias 28 e 29 de agosto, aconteceu no Rio o oitavo Seminário do Grêmio do Instituto Nacional de Educação para Surdos (GINES) cujo tema era: Acesso à informação, as novas tecnologias na vida do surdo. O evento é promovido anualmente pelos próprios estudantes pertencentes ao grêmio do INES, instituição que é centro de referência na educação de pessoas com deficiência auditiva.
O local oferece várias atividades em seu espaço, localizado no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, entre elas: fonoaudiologia, prevenção à surdez, orientação familiar e ensino da língua de sinais. Há oito anos, através do grêmio estudantil, o instituto também realiza um Seminário, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre temas e novidades relevantes no segmento.
Neste ano, o enfoque principal do evento foi como a tecnologia está melhorando a qualidade de vida dos surdos, que atualmente conseguem ter acesso a diversas facilidades, como os telefones especialmente adaptados, os aparelhos de fax e os celulares, com dispositivo de mensagem de texto.
Para Karin Strobel, presidente da FENEIS (Federação Nacional de Integração dos Surdos) e uma das palestrantes do seminário, antigamente a sociedade dava mais valor à fala, desprezando a comunidade surda. “Entretanto, hoje em dia, as Libras (linguagem de sinais) estão muito mais popularizadas, ganhando espaço em anúncios e propagandas políticas. Graças a isso, os surdos conseguem se integrar mais”, completou.
A palestrante frisou o papel preponderante da Internet nesse avanço da qualidade de vida, comunicação e mudança na vida dos surdos. De acordo com Karin Strobel, os surdos