tenologia e a pessoa com deficiencia
Faz-se presente em todos os contextos da sociedade pessoas com deficiências diversas, físico-motora, intelectual, cegos e os surdos. Visto que essas mesmas têm garantido por lei, de vários segmentos a sua inclusão social, dando os direitos do exercício da cidadania plena. O presente trabalho visa analisar por meio de pesquisa de campo quais os caminhos percorridos por elas, e se realmente as mesmas são priorizadas em seus direitos adquiridos.
Sabe-se também que nas ultimas décadas paralelamente a globalização, as novas tecnologias teve um grande e importante avanço que contribuiu muito no processo da aprendizagem, bem como na construção do conhecimento dos indivíduos em geral.
Assim se busca explorar no que as novas tecnologias favorecem a vida pessoal e social das pessoas portadora de deficiência físico-motora, intelectual, surdos e cegos e quais medidas vem sendo tomadas para que os ambientes do contexto social, incluindo o escolar, não seja motivo de exclusão social, mas sim de transformação de uma sociedade que aceita todas as diferenças entre as pessoas e saber conviver com elas.
A exigência de uma sociedade que se encontra em frequente renovação, buscou associar a maneira pela qual os novos recursos tecnológicos podem auxiliar e favorecer o processo educacional para os alunos com necessidades educacionais especiais. Sabemos que para que isso ocorra de forma satisfatória alguns aspectos precisam ser levados em consideração como a qualificação do professor e o ambiente adequado para este alunado.
São, portanto, a aplicação de uma tecnologia conhecida em favor de uma deficiência. Pode ser uma ajuda técnica: impressora em Braille, teclado adaptado, telas ampliadas, sensores de movimento, e também softwares adaptados ou que abranjam esses usuários. Façamos então a diferença no olhar frente as ações e propor um agir nas habilidades e competências de aprender, de ser, conviver e construir novos saberes, para que nossas vivencias com