trabalhos
Capítulo 3
Gestão contemporânea da
Qualidade
“A evolução da Qualidade retrata a evolução dos anseios, desejos e expectativas do cliente final. Outro fator importante é o cenário competitivo, que determina a aplicação sistêmica de ferramentas de gestão, que orientam as empresas a busca orientada a melhorias e controle dos processo relacionado a fabricação de produtos e execução de serviços”.
Curso Administração de Empresas - FAT
Prof. Carlos Martins
Tenologias e Ferramentas de Gestão
Tenologias e Ferramentas de Gestão
3.0 – Introdução
“Em um passado recente, quando se falava em Qualidade, considerava-se que para obtê-la era necessário um grande esforço. Porem, elementos como mercado aberto, consumidores exigentes e principalmente o aumento da concorrência e competividade, enfatizados pela globalização, demonstram que produzir Qualidade não se trata de esforço, mas sim de uma necessidade para quem deseje permanecer no mercado ”.
• Juran (2002):
-características do produto – quanto melhores as características dos produtos mais alta sua
Qualidade;
-ausência de deficiência – aos olhos dos clientes, quanto menos deficiência em um produto e serviço, melhor a Qualidade;
• Definições de
Qualidade
• Paladini (2000):
- Elemento espacial – o fato da qualidade envolver muitos aspectos simultaneamente, ou seja, um abrangente escopo;
- Elemento Temporal – o fato da Qualidade sofrer alterações conceituais ao longo do tempo, isto é, de ser um processo em constante movimento;
• Lorenzetti (2002):
- nos dias de hoje não se gasta mais tempo discutindo o porquê da Qualidade, mas sim, como obtê-la. - as empresas buscam estratégias , ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento qualidade cada vez mais complexos e completos, que possam atender a realidade e necessidade do atual mercado competitivo globalizado”.
Tenologias e Ferramentas de Gestão
3.1 – História e evolução da
Qualidade