A opinião Pública
Disciplina: Filosofia e Comunicação
Professor: Glaudenir Brasil
Aluno: Alan Castro Albuquerque
A OPINIÃO PÚBLICA
1. LAUDA DO TEXTO
Em 1962, os editores do periódico germânico Der Spiegel foram acusados de traição por terem revelado que a repartição administrativa encarregada de velar pela observância da Constituição violava-a, interceptando conversas telefônicas. O funcionário que revelou ao jornal esse procedimento irregular foi acusado de alta traição. Esses fatos levaram a opinião pública a perceber que a obrigação de silêncio, poderia ser contrária ao interesse geral.
Esse exemplo ilustra o conflito existente entre o poder (que tende ao segredo) e a verdade (que deseja fazer-se pública). Esse conflito se instala em todos nós e é de solução impossível. No circulo estreito de nós mesmo, o adversário é o desejo de poder. O desejo de verdade nos impele a revelar, o desejo de poder nos impele a ocultar. O desejo de poder, recorrendo a disfarces, apresenta-se sob as formas da verdade e, fazendo-lhe essa mesura, utiliza-a como instrumento para alcançar posição de domínio. À semelhança do que se passa na vida pessoal, também na comunidade o curso das coisas se torna falso quando o homem cala o que é importante para todos.
Isso nos leva ao campo da política. Os homens podem refletir, conhecer, alterar procedimentos, podem pensar e agir em conjunto. Por isso, o homem que se isenta da politica, torna-se cúmplice dos crimes políticos. Só a luz da verdade e da divulgação honesta pode o desenvolvimento dos negócios políticos e econômicos levar a algo de bom. A verdade requer publicidade máxima. Estados construídos sobre a mentira decaem por adotarem procedimentos que se alimentam da tradição de mentir.
Num povo livre, a opinião pública é o fórum da politica. O grau de informação de que a opinião pública disponha é o