experimental+cola
Disciplina
3º Semestre
Síntese de Cloro
1. Introdução
O cloro é um elemento utilizado na indústria e encontrado em alguns produtos domésticos. O cloro usado na purificação de água com um custo barato .O gás de cloro pode ser pressurizado e/ou aquecido para transformar-se num líquido, de modo que ele possa ser transportado e armazenado. Quando o cloro líquido é liberado, ele rapidamente se transforma em um gás que fica perto do chão e se espalha rapidamente. O gás de cloro pode ser reconhecido pelo seu odor picante, irritante, que é como o odor de alvejante. O cheiro forte pode fornecer um sinal adequado para as pessoas que foram expostas. O cloro em si não é inflamável, mas pode reagir explosivamente ou formar compostos explosivos com outros produtos químicos, tais como terebintina e amoníaco.
2. Revisão Bibliográfica
O Cloro é um não metal, pertencendo ao grupo 17 da tabela periódica, também chamado de halogênio. A sua descoberta é atribuída ao cientista Carl William Scheele que, em 1774, na Suécia, obteve o gás cloro (Cl2), através da reação do mineral pirolusita (dióxido de manganês - MnO2) com ácido clorídrico (HCl), conhecido na época como ácido muriático.
Scheele suspeitou que o gás resultante contivesse oxigênio (O2).
Em 1810, Humphrey Davy propôs o cloro como elemento químico, e colocou em dúvida o gás descoberto por Scheele como um composto que continha oxigênio (O2), conhecido na época, como ácido oximuriático.
Em 1823, Berzelius concordou com a teoria de Humphrey Davy de que o cloro era um elemento químico.
Em 1825, Berzelius usou a denominação halogênio para os elementos flúor (F), cloro (Cl) e iodo (I). O bromo (Br) ainda não era reconhecido como elemento.
Na natureza só existe em forma de compostos. O principal é o cloreto de sódio (sal de cozinha). Outros são, por exemplo, a carnallita (cloreto hidratado de potássio e