Descoloração com carvão ativo
2. OBJETIVO: Efetuar a descoloração de solução ou cristais utilizando-se carvão ativo.
3. RESUMO: No laboratório foi feita a descoloração da coca-cola e de uma solução de urucum , usando carvão ativo. Aqueceu-se a coca-cola já com o carvão até o ponto de ebulição e depois filtrou-se assim observou-se a descoloração, já com o urucum apenas adicionou-se o carvão e filtrou-se, rapidamente observou-se a sua descoloração.
4. INTRODUÇÃO:
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
1) Erlenmeyer de 250 mL 2) Béquer de 250 mL 3) Bastão de vidro 4) Papel de filtro 5) Suporte com aro para funil 6) Funil de vidro 7) Placas de aquecimento
Fig. 1 Erlenmeyer Fig. 2 Béquer
Fig. 3 Bastão de vidro Fig. 4 Papel de filtro
Fig. 5 Suporte Fig. 6 Funil de vidro
Fig. 7 Placa de aquecimento
5.2) Reagentes Utilizados:
1) Carvão ativo 2) Coca-cola 3) Água destilada (H2 O) 4). Solução de urucum
5.3) Procedimento Experimental:
5.3.1 Descoloração da Coca-Cola:
Pegou-se uma alíquota de 30 mL de coca-cola transferiu-se para um béquer de 250 mL e agitou-se , logo após adicionou-se 3 espátulas de carvão ativado e levou-se para aquecer até a ebulição , agitando-se com um bastão de vidro , quando atingiu-se o ponto certo levou-se para filtrar a quente, e verificou-se a coloração da solução. Fig. 8 Coca com carvão.
Fig.9 Coca incolor.
5.3.2 Descoloração da solução de urucum: Pegou-se uma alíquota de 30 mL da solução de etanólica de urucum e transferiu-se para erlenmeyer de 250 mL , logo após adicionou-se aproximadamente 2 espátulas de carvão ativado, agitou-se bem e filtrou-se a frio com o auxilio de um bastão de vidro e assim verificou-se a sua coloração.
Fig.10 Urucum com carvão.
Fig.11 Urucum incolor
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Remoção da cor da coca-cola: A coca-cola com o carvão aqueceu-se e logo após filtrou-se ainda quente e