DETERMINAÇÃO MATERIA SECA MICROONDAS
Forno microondas com rotação planetária (Carousel II; Sharp Electronics Corp., Mahway, NJ)
Balança eletrônica de acurácia de 0,10g (Modelo CT 200-5; Ohaus Corp., Florham Park, NJ)
2 vasilhas plástico de aproximadamente 100ml
Alimentos analisados:
100g de silagem de milho
12g de silagem de alfafa
30g de silagem de milho úmido
Foram utilizados 5 amostras de cada alimento.
Metodologia:
As amostras foram colocadas no forno microondas com uma vasilha de plástico contendo aproximadamente 20ml de água com o objetivo de evitar a queima das amostras.
A amostra contendo silagem de alfafa foi inicialmente pesada e desidratada com potência alta (600 W) por 3 a 5 minutos. A amostra foi então pesada e colocada novamente no microondas por períodos adicionais de secagem por 30 segundos e pesagens posteriores, até que o peso da amostra não caísse mais que 0,05g.
As silagens de milho e milho úmido foram também pesadas anteriormente e colocadas para aquecimento em potência alta (600 W) por 1,5 minutos. Depois foram pesada e colocadas novamente para desidratação em intervalos de 1,0 minuto com potência média (420 W). Após cada intervalo de secagem a amostra foi pesada e anotado o seu peso. Os intervalos de secagem foram feitos até que o peso das amostras não caíssem mais que 0,10g a cada 3 intervalos.
Cálculo:
%MS = (vasilha seca + amostra desidratada) - vasilha seca X 100 (vasilha seca + amostra úmida) - vasilha seca
Observações:
Atenção deve ser dada para que se faça pesagens criteriosas e obtenha pesagens constantes, entretanto tendo o cuidado de se evitar tempo de desidratação excessivo e queima do material.
Neste trabalho foram necessários 10 períodos seqüenciais de desidratação e pesagens para a silagem de alfafa, 21 períodos para cada amostra de silagem de milho e 20 períodos para a silagem de milho úmido.
Referência: