Determinação de Sólidos Totais
ANA JULIA CÂMARA
BRENO NASCIMENTO
DANYELLE SOUZA
ELIOENAY DE OLIVEIRA
GABRIELA DE SÁ
INGRID PEREIRA
Prática n° 1 (02/04/2014), Grupo G1
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS
Disciplina: Análise de Alimentos
Professor(a): Maria Ivaneide Coutinho Corrêa
VILA VELHA
ABRIL - 2014
ANA JULIA CAMARA
BRENO NASCIMENTO
DANYELLE SOUZA
ELIOENAY DE OLIVEIRA
GABRIELA DE SÁ
INGRID PEREIRA
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS
Relatório do Curso de Técnico em Química apresentado ao Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, como parte das exigências da Disciplina Análise de Alimentos, sob a orientação da Professora Maria Ivaneide Coutinho Corrêa.
VILA VELHA
ABRIL - 2014
INTRODUÇÃO
No processo de secagem a determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade.
De acordo com a legislação CNNPA nº 12, de 1978 a farinha de trigo é o produto obtido pela moagem, exclusivamente, do grão de trigo Triticum vulgares, beneficiado. Para a análise da farinha de trigo utiliza-se o método de estufa a 105º que está baseado na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido