Analise De Efluentes Final
Neste trabalho foram analisados efluentes domésticos recolhidos de uma ETAR, a entrada e a saída da mesma, de modo a verificar se o tratamento é adequado para efetuar a descarga no mar sem colocar em risco o ambiente e verificar também se o efluente cumpre os requisitos legais.
Foram analisados os parâmetros seguintes: carência química em oxigénio CQO, carência biológica em oxigénio CBO, determinação dos sólidos e determinação da sedimentabilidade.
Através destes parâmetros analisados, verificou-se que o efluente cumpre os requisitos ambientais para ser descarregado no mar sem colocar em risco o meio. Conclui-se também que o tratamento implementado na ETAR é eficaz, e por consequente a mesma está a funcionar de forma correta.
Índice
Sumário 2
Índice 3
Introdução: 4
Procedimentos Experimentais: 8
Apresentação e discussão dos Resultados: 9
DETERMINAÇÃO DA CARÊNCIA QUÍMICA DE OXIGÉNIO – CQO – DE UM EFLUENTE 9
DETERMINAÇÃO DOS SÓLIDOS NUM EFLUENTE TIPICAMENTE DOMÉSTICO 10
Sólidos totais e sólidos voláteis totais 10
Sólidos suspensos totais e sólidos suspensos voláteis 11
Sólidos dissolvidos totais e sólidos dissolvidos voláteis 12
DETERMINAÇÃO DA SEDIMENTABILIDADE DE UM EFUENTE DOMÉSTICO 13
Altura de lamas ao fim de uma hora 13
Teor de Sólidos Sedimentáveis, Fracção de Sólidos Sedimentáveis e Fracção de Sólidos Não Sedimentáveis 13
Índice Volumétrico de Lamas (IVL) 14
Conclusão: 16
Bibliografia: 17
Introdução:
Uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é certamente o destino mais adequado à promoção da saúde pública e à preservação dos recursos hídricos, de modo a evitar a sua contaminação [1].
As águas residuais provenientes de efluentes domésticos e industriais são tratadas nas ETAR. Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente. As ETAR recebem os esgotos, dos quais retiram lamas que, após tratamento físico-químico e biológico, podem ser utilizadas na