Parâmetros fisico-químicos da água
As características físico-químicas são definidas por parâmetros sanitários que quantificam os sólidos, a matéria orgânica e alguns de seus componentes orgânicos ou inorgânicos. Os componentes com pontos de ebulição superiores ao da água serão sempre caracterizados como componentes dos sólidos. (Giodarno, 2012).
A classificação dos sólidos pode ser química ou física. Fisicamente eles são classificados segundo suas dimensões: sólidos dissolvidos possuem dimensões inferiores a 2,0 μm, e os em suspensão dimensões superiores a esta. Do ponto de vista químico, os sólidos são classificados em voláteis e fixos. Sólidos voláteis são os que se volatilizam a temperaturas inferiores a 5500 C, sejam estes substâncias orgânicas ou sais minerais que evaporam a esta temperatura. Os sólidos fixos são aqueles que permanecem após a completa evaporação da água, geralmente os sais.
O excesso de sólidos dissolvidos na água pode causar alterações no sabor e problemas de corrosão. Já os sólidos em suspensão, provocam a turbidez da água gerando problemas estéticos e prejudicando a atividade fotossintética. (Braga, 2002). A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT/NBR 10664 (1989) define como:
Resíduo total (sólidos totais- ST)
Material que permanece na cápsula após evaporação parcial da amostra e posterior secagem em estufa à temperatura escolhida, até massa constante.
Resíduo filtrável (sólidos dissolvidos- SD)
Porção do resíduo total que passa por filtro de porosidade de 1,2 μm.
Resíduo não filtrável (sólidos suspensos- SS)
Porção do resíduo total retida no filtro de porosidade de 1,2 μm.
Resíduo fixo (sólidos fixos- SF)
Porção do resíduo total, filtrável ou não filtrável, que resta após a calcinação a (550 ± 50)0C por 1 h.
Resíduo volátil (sólidos voláteis- SV)
Porção do resíduo total, filtrável ou não filtrável, que se perde na calcinação da amostra a (550 ± 50)0C por 1 h.
2- OBJETIVO
Determinar os parâmetros de Sólidos Totais (ST),