Laboartorios
Laboratório de análises de água e alimentos |
1. INTRODUÇÃO
Segundo Byrne (2002, pag.18) a Segurança Alimentar é uma parte intrínseca da Qualidade Alimentar. Não é possível falar em Segurança Alimentar, em Saúde Publica se ignorarmos uma das principais fontes de contaminação dos Alimentos, dos indivíduos, que é a ÁGUA.
As análises efectuadas à Água e aos Alimentos tem como objectivo permitir, uma vigilância sanitária, de modo a melhor servir a Saúde Pública. Esta vigilância sanitária não se refere unicamente ao parâmetro Microbiológico, refere-se também aos parâmetros Físico – Químicos e às características Organolépticas.
Os microrganismos são capazes de crescer, e desenvolver numa diversificada faixa de condições físicas podendo utilizar alimentos muito diferentes. Para se desenvolver necessitam de determinadas condições de Temperatura, Atmosfera de ou não Oxigénio Livre, pH e Nutrientes, qualquer uma destas substâncias, Água e os Alimentos possuem essas condições.
A presença de outras substâncias, como Pesticidas, Metais pesados, substâncias corrosivas ou encrostantes, como os sais de cálcio e magnésio e os compostos de ferro e Manganês bastante prejudiciais à Saúde Pública, também pode surgir nos alimentos e nas Água por incoerência, ou até por vezes, por desconhecimento das regras de Segurança, dos produtores ou da comunidade em geral. No caso dos pesticidas por exemplo o incorrecto manuseamento, o colocar os desperdícios em qualquer local, vai fazer com que haja uma contaminação dos Lençóis de água, dos rios etc. O não cumprimento dos intervalos de Segurança e das Quantidades mínimas a utilizar no caso dos alimentos, faz com que cheguem ao consumidor com um excesso de teor em Pesticidas. O que é gravíssimo e pode ter consequências muito dramáticas.
Os parâmetros Organolépticos são a cor, turvação, cheiro e sabor. São normalmente devidos à de determinados constituintes da