Educação escolar, pedagogia e didática
Atividade educativa acontece na maioria das vezes em famílias, grupos sociais, em instituições educativa ou assistencial, nas associações profissionais, sindicais e comunitárias, em igrejas, em empresas, nos meios de comunicação de massa, etc. que ocupa diferentes formas de organização. A educação escolar nada mais é do que uma oportunidade de adquirir uma escolarização formal, adquirindo conhecimentos científicos e formando uma capacidade de assimilar problemas, desafios e objetivos pela sociedade.
A educação dos professores assimila o conhecimento e experiências acumulados pelas gerações antigas. As condições sociais, políticas e econômicas influenciam no ensino e na aprendizagem. O aluno tem que ter a finalidade de interesses determinados e decisivos, para que a educação tanto teórica quanto pratica seja correspondente a realizações, conforme o tipo de homem e ao tipo de sociedade a que se espira.
A Pedagogia é um conhecimento que investiga as finalidades da educação na sociedade, tendo em vista de preparar o individuo tanto para problemas quanto para desafios e objetivos. A Pedagogia socialmente determina que tipo de homem a formar, para qual sociedade e com que propósito, dirigi e orienta na formulação de objetivos a meios do processo educativo. A Pedagogia também assegura e orienta a humanidade para finalidades sociais e políticas, criando conjuntos metodológicos e organizativos. As definições entre educação escolar, pedagogia e ensino são:
Educação Escolar: Manifestação peculiar do processo educativo global.
Pedagogia: Determina o rumo do processo nas finalidades e meios de ação.
Ensino: É um campo específico na instrução e educação escolar.
O processo de ensino e aprendizagem é um trabalho pedagógico em que se conjugam fatores externos e internos, atua na formação humana na direção consciente e planejada, e influência nos fatores internos, tais como as condições físicas, psíquicas e socioculturais dos