Trabalho individual
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
TELMA DE JESUS PORTO
PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar
BRUMADO
2013
SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR: AS TRANÇAS DE BINTOU
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Artes e Musicas; Ensino e Alfabetização II; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Natureza e Sociedade; Seminário V. Profs. Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio, Vilze Vidotte Costa. Tutora eletrônica: Tutor(a) de sala:
Brumado
2013
SUMÁRIO
Introdução _____________________________________________
Síntese Reflexiva _______________________________________
Considerações Finais __________________________________
Refêrencias __________________________________________
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história, “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. “As Tranças de Bintou” conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças só podem usar birotes (um estilo de amarrar os cabelos) só ao atingirem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar e dar bem estar no dia a dias das crianças. E até mesmo resaltar de forma diferente a identidade de cada faze do ser humano.
SÍNTESE REFLEXIVA
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais