Determinação dos sólidos totais, fixos e voláteis em águas residuárias
O presente trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros de Sólidos Totais (ST), Sólidos Fixos (SF) e Sólidos Voláteis (SV) de água residuária. Através da utilização dos equipamentos com uma estufa e a mufla que são utilizados para obtenção destes sólidos. Os resultados obtido da amostra 10 foram de 1038.98 (ST), 26.54 (SF), 1012.44 (SV) e da amostra 10’ foram de 1059.42 (ST), 28.34 (SF) ,1031.08 (SV).
Palavras-chave: Águas residuais, sólidos solúveis, sólidos fixos e sólidos voláteis.
Introdução
O processo intenso de urbanização e o acelerado avanço tecnológico trouxeram uma série de problemas ambientais ao planeta, principalmente sobre países menos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. A exploração predatória dos recursos naturais e o lançamento desregulado de resíduos sólidos, líquidos e gasosos são as principais agressões ambientais. A máquina estatal, assim como, o setor privado são tidos, pela imprensa no Brasil, como os principais responsáveis por diversas agressões ao ambiente (LEITE et. al., 2003).
O gerenciamento de bacia hidrográfica é uma forma de orientar as ações do poder público e da sociedade, a longo prazo, no controle do uso de recursos ambientais – naturais, econômicos e socioculturais – pelo homem, na área de abrangência de uma bacia hidrográfica, com vistas num desenvolvimento sustentável (LANNA, 2000).
Todos os materiais existentes na água ou nas águas residuais, sob forma solúvel ou em suspensão, são classificados como sólidos. A poluição gerada pelos resíduos sólidos segundo a NBR 10004, citada pela ABNT (2011), é caracterizada como: “Todos os resíduos, nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nessa definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas