Teor de umidade
A água esta presente em grande quantidade na natureza, independente, da existência ou não de seres vivos. Com isso, no organismo encontra-se em torno de 70% em presença de água, esta molécula por sua vez é constituída por dois átomos de hidrogênios ligados a um de oxigênio. Sendo a água um dos constituintes fundamental da célula, é importante ressaltar que as moléculas são solúveis ou não em meio aquoso.
É evidente que a água tem papel fundamental nos sistemas biológicos, no caso de ambientes com temperaturas muito baixas, a água atua na preservação da fauna e flora do congelamento, através da presença de uma espessa camada de gelo, atuando como isolante térmico, isso ocorre porque a água em seu estado sólido possui densidade inferior em relação ao estado liquido isto explica o fato de o gelo flutuar na água. Outra característica é a capacidade de formar pontes de hidrogênio, tidas como ligações fracas, estas conferem a água um elevado ponto de ebulição e um baixo ponto de fusão, fazendo com que o organismo não congele quando em temperaturas baixas ou perda excessivo calor para o ambiente em ambientes quentes.
De acordo com as metodologias para determinação de umidade, são conhecidos quatro tipos diferentes, secagem em estufas, secagem por radiação infravermelha, secagem em forno de microondas e secagem em dissecadores. A secagem em estufas é o método mais utilizado em alimentos, em seu processo ocorre a remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e então conduzida para o interior por condução, costuma-se levar muitas horas neste procedimento, em torno de seis a dezoito horas, com temperatura em torno de 100 ou 102 ºC, ou até peso constante, pois o calor necessita atingir as porções mais internas dos alimentos. Esta secagem é tida como simples, pois necessita apenas da estufa e de cadinhos para colocar as amostras, entretanto, a exatidão deste processo é influenciada por diversos