Teor de Umidade
Experimento realizado no dia 11 de agosto de 2006 no Laboratório de Geotecnia da Faculdades Planalto pelos alunos de engenharia civil do 6o período, tendo por finalidade o estudo e a determinação do teor de umidade de amostras de solos secos e úmidos.
2. OBJETIVO
i. Determinação das massas de água e de sólidos existentes em um mesmo volume de solo, necessárias para o cálculo do teor de umidade.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. Teor de Umidade (símbolo h ou w) Definimos teor de umidade (h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água (Pa) contida em um certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem. A nomenclatura internacional utiliza o símbolo w. Também pode ser expressa como razão entre massas. h = w = 100 Pa / Ps (%) h = w = 100 Ma / Ms (%) Teores de umidade devem ser expressos com aproximação de 0,1%, exceto quando definem limites de consistência. O teor de umidade de um solo, embora expresso como tal, não é uma porcentagem. Imagine uma amostra seca, à qual vão ser adicionadas porções de água. A massa da água aumenta, mas a massa das partículas sólidas é constante. Portanto o limite inferior para a umidade de um solo é zero (0 %), mas não há limite superior para este índice.
3.2. Principal Método para Determinar o Teor de Umidade de uma Amostra
a) Determinar a massa total (Mt) da amostra;
b) Secar completamente a amostra;
c) Determinar a massa da amostra seca (Ms);
d) Por diferença, obter a massa da água na amostra original (Ma = Mt – Ms);
e) Calcular o teor de umidade h = 100 Ma / Ms. (%)
A maneira de efetuar a secagem completa é a principal distinção entre os processos para a determinação da umidade baseados neste método.
Os processos desse método podem ser:
Estufa;
Banho e Areia;
Álcool Etílico.
3.3. Outros Métodos
O speedy test é bastante utilizado também, consiste na determinação do teor de umidade de solos e agregados miúdos com